Pedagogia feminista: narrativas autobiográficas, saberes e fazeres de mulheres camponesas

Autores

  • Marcia Alves da Silva UFPel

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.14681

Resumo

O texto aborda uma experiência acadêmica que tem a intencionalidade de colaborar com a construção de uma pedagogia feminista que incorpore as questões de gênero, sem abandonar a proposta pedagógica advinda da educação popular, mas, ao contrário, dialogando com essa produção focando na intencionalidade do feminismo. A proposta é interdisciplinar e se ancora, especialmente, na área de educação, na sociologia do trabalho e nos estudos de gênero, a partir do resgate de histórias de vida em oficinas de artesanato com grupos de mulheres camponesas assentadas, participantes do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no interior do município de Pinheiro Machado, estado do Rio Grande do Sul. Como objetivo, temos o propósito de contribuir para um processo de emancipação e empoderamento dessas mulheres camponesas mediante a implantação de cursos de artesanato para as mulheres envolvidas.

Palavras-chave: gênero, campesinato, pesquisa biográfica.

Biografia do Autor

Marcia Alves da Silva, UFPel

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel

Downloads

Publicado

2018-05-31

Edição

Seção

Artigos