O tempo na educação pública: ensaio a partir do movimento “ocupa tudo”

Autores

  • Rosa Malena de Araújo Carvalho Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense
  • Andreza Oliveira Berti Pedagoga no Núcleo de Educação da Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.13461

Resumo

Compreendendo que a indagação da escolarização como uma questão pública faz parte da responsabilidade docente, ensaiamos uma aproximação com o veiculado sobre o movimento ‘Ocupa Tudo’, objetivando identificar os desafios que esses estudantes colocam quando exercitamos gestos pedagógicos em consonância com a educação como direito, o conhecimento como bem público e a escola pública como bem comum. A estrutura do texto, consequência de uma metodologia marcada pela experiência, traz o que consideramos público, a escola como espaço de proteção e o que se constitui autoridade no trabalho docente. Na interlocução com Arendt, Larrosa, Masschelein e Simons, abordamos os impactos que o ‘Ocupa Tudo’ causou, no momento de nossa formação continuada, fora do Brasil. Nas conclusões, identificamos o protagonismo juvenil desse movimento e destacamos pistas para a contínua formação de gestos pedagógicos em concordância com uma educação pública que resista à mercantilização e à colonização do estudar.

Palavras-chave: escola pública, experiência, tempo escolar.

Biografia do Autor

Rosa Malena de Araújo Carvalho, Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense

Graduada em Educação Física (UFRJ), Mestre (UFF) e Doutora em Educação (UERJ), com pós doutorado (UB), é Professora Adjunta no Instituto de Educação Física (IEF) da UFF. Com ampla experiência na área da Educação, integrou a equipe central do Programa de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (coordenando a implementação do componente curricular Educação Física no Programa). Como professora do IEF/UFF, faz parte da gestão do Curso de Especialização em Educação Física Escolar e coordena o Grupo de Pesquisa ELAC (Educação física escolar; experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades), o qual vem priorizando os seguintes temas: formação de professores/as, corporeidades, ludicidade, educação pública, educação física escolar e educação de jovens e adultos.

Andreza Oliveira Berti, Pedagoga no Núcleo de Educação da Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / RJ.

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba / SP.

Pedagoga no Núcleo de Educação da Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ.

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Publicado

2018-05-31

Edição

Seção

Artigos