Do aprendizado: as lições do professor-Deleuze

Autores

  • Christian Fernando Ribeiro G. Vinci Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.14480

Resumo

Este artigo procurará retomar uma discussão surgida recentemente na França, interessada em demonstrar a íntima relação entre a atividade docente de Gilles Deleuze e a sua filosofia, e pensar suas implicações para o conceito deleuziano de aprendizado. Pouco trabalhado pelo filósofo francês, que dedicou apenas duas de suas obras para discutir tal noção, o conceito de aprendizado, a partir dessa produção francesa contemporânea, adquire um local de destaque no interior do pensamento de Deleuze e pode vir a contribuir com o estudo de muitos pesquisadores brasileiros interessados em articular a filosofia deleuziana com temáticas educacionais. Atestando a íntima relação entre o professor-Deleuze e o pensador-Deleuze, uma nova e interessante vereda de sua filosofia vem à tona e nos auxilia a pensar uma educação balizada por um conceito outro de aprendizado.

Palavras-chave: Gilles Deleuze, aprendizado, pesquisa educacional.

Biografia do Autor

Christian Fernando Ribeiro G. Vinci, Universidade de São Paulo

Doutorando em educação pela Universidade de São Paulo. Bolsista FAPESP. Integrante do Coletivo de Pesquisadores sobre Educação e Relações de Poder (COPERP).

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Publicado

2018-09-17

Edição

Seção

Artigos