Regime de Colaboração: a experiência da Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana de Campinas

Autores

  • Pedro Ganzeli Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Cleiton Oliveira Faculdade de Educação - UNICAMP Professor Aposentado
  • Ana Carolina Andreato Secretaria Municipal de Educação Supervisora de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.13389

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar a dinâmica organizacional da Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana de Campinas, de forma a compreender os condicionantes que dificultam e aqueles que concorrem para a produção de ações colaborativas. Elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, análise documental e acompanhamento das reuniões da Câmara Temática de Educação, o texto apresenta as ações governamentais na direção do regime de colaboração, assim como analisa a dinâmica do colegiado para a produção de atividades integradas entre os entes federados participantes. Foi verificado um processo nascente de institucionalização do regime de colaboração e de valorização do espaço regional para a efetivação do direito à educação.

Palavras-chave: regime de colaboração, Região Metropolitana de Campinas, Câmara Temática de Educação.

Biografia do Autor

Pedro Ganzeli, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professor Livre Docente da Faculdade de Educação / UNICAMP

Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais - DEPASE

Coordenador do Laboratório de Gestão Educacional - LAGE

Cleiton Oliveira, Faculdade de Educação - UNICAMP Professor Aposentado

Faculdade de Educação - UNICAMP

Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais

Pesquisador do Laboratório de Gestão Educacional - LAGE

área: Administração Educacional

Ana Carolina Andreato, Secretaria Municipal de Educação Supervisora de Ensino

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação/Unicamp

Pesquisadora do Laboratório de Gestão Educacional - LAGE

Downloads

Publicado

2018-09-17

Edição

Seção

Artigos