Circulação e apropriação da pedagogia personalizada e comunitária no Brasil (1959-1969)

Autores

  • Norberto Dallabrida Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.16101

Resumo

Este artigo se propõe a compreender a circulação e a apropriação da pedagogia personalizada e comunitária no Brasil de 1959 ao final dos anos de 1960. Inicialmente, faz uma síntese dessa proposta educacional concebida por Pierre Faure, padre jesuíta francês que amalgamou o movimento da Escola Nova e a tradição pedagógica católica. O foco é colocado sobre as operações de circulação e de apropriação da pedagogia personalizada e comunitária, procurando verificar seu circuito católico e franco-brasileiro por meio de diferentes estratégias e constatar seu uso em colégios católicos por meio de recursos didáticos que personalizavam e incitavam à socialização o trabalho dos alunos. Tendo como fontes artigos científicos, livros e relatórios técnicos em português e em francês, busca-se estudar a pedagogia fauriana em movimento na educação brasileira.

Palavras-chave: pedagogia personalizada e comunitária, circulação.

Biografia do Autor

Norberto Dallabrida, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Pesquisador do CNPq.

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Publicado

2018-09-17

Edição

Seção

Dossiê: Escola Nova Católica” em países europeus e no Brasil