Educação liberal em Jacques Maritain

Autores

  • Terezinha Oliveira Departamento de Fundamentos da Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Estadual de Maringá
  • Névio de Campos Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.15814

Resumo

Examinaremos, neste artigo, a concepção de educação “liberal” de Jacques Maritain, expoente do pensamento católico europeu que não mediu esforços para defender uma educação na qual os ideais cristãos e liberais mantivessem-se vinculados. Atento aos rumos de seu tempo, projetou, em sua proposta pedagógica, aspectos da educação nova, mas também elaborou críticas a ela nos aspectos que expressariam o abandono dos ideais cristãos. A influência religiosa não o impediu de perceber as mudanças que ocorriam na sociedade, fazendo com que a Igreja Católica não fosse mais o epicentro. Identificaremos, em seu conceito de educação liberal, uma interlocução com as ideias da educação nova. A fonte central é a obra Rumos da Educação (Education at the Crossoroads), fruto de conferências proferidas entre 1943 e 1955 nos Estados Unidos, que nos permite analisar como esse intelectual problematizou questões pedagógicas tomando os preceitos católicos como referência central, sem desconsiderar as tendências da educação nova.

Palavras-chave: Jacques Maritain, educação liberal, Igreja Católica.

Biografia do Autor

Terezinha Oliveira, Departamento de Fundamentos da Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutora em História e Folosofia da Educação - FEUSP - 2004;

Doutora em História - 1997 - Unesp;

Mestre em Ciências Políticas-1991 UFScar;

Graduada em História - Unesp - 1986;

Orcid: orcid.org/0000-0001-5349-1059

 

Departamento de Fundamentos da Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Universidade Estadual de Maringá

Diretora da EDUEM

Editora Científica da Acta Scientiarum. Education

Editora Científica da Revista Imagens da Educação
Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq-Brasil

Névio de Campos, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-Graduação em Educação

Pós-Doutor em História (UFPR)

Doutor e Mestre em Educação (UFPR)

Bacharel e Licenciado em Filosofia (UFPR)

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (UEPG)

Pesquisador Produtividade CNPq

Email: ndoutorado@yahoo.com.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1850-316X

Link lattes: http://lattes.cnpq.br/1413368977042742

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Publicado

2018-09-15

Edição

Seção

Dossiê: Escola Nova Católica” em países europeus e no Brasil