Maria Montessori: educação, ciência e catolicismo

Autores

  • Rui Trindade Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.16153

Resumo

Este é um texto no qual se reflete sobre a obra de Maria Montessori e, sobretudo, sobre seus fundamentos, dado que defendemos que a reflexão e o trabalho de pesquisa que a autora realizou não poderão ser entendidos, em suas potencialidades, vulnerabilidades e sequelas, sem identificar, discutir e compreender aqueles fundamentos, os quais se assentam, em larga medida, em um conjunto de sinergias ontológicas, epistemológicas e conceituais entre sua fé católica e sua fé na ciência. São essas sinergias que justificam a escrita deste texto, o que poderá ser explicado pela necessidade de superar os registos que abordam qualquer obra educativa de forma excessivamente circunscrita, no momento em que tendem a invisibilizar suas motivações ideológicas e opções epistemológicas para valorizarem, antes, os procedimentos técnicos e sua eficiência, de forma a tentarem legitimar, por esta via, a indiscutibilidade dessa obra.

Palavras-chave: Montessori, Movimento da Escola Nova, pedagogia católica.

Biografia do Autor

Rui Trindade, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Possui a graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança, o mestrado e o doutoramento em Ciências da Educação.

Professor Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, integrado no Departamento de Ciências da Educação da referida faculdade, onde é o regente das unidades curriculares de «Psicologia da Educação» e de «Ética e Trabalho em Educação»

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Publicado

2018-09-17

Edição

Seção

Dossiê: Escola Nova Católica” em países europeus e no Brasil