Habilidades cognitivas e o uso de jogos digitais na escola: a percepção das crianças

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruna Santana Anastácio Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.14094

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de discutir as contribuições do uso de jogos digitais no contexto escolar para o aprimoramento das habilidades cognitivas, partindo da percepção das crianças e do referencial teórico sobre os jogos digitais e a cognição. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório e descritivo, orientado por uma abordagem qualitativa, sobre uma experiência desenvolvida com duas turmas do ensino fundamental, envolvendo aproximadamente 50 crianças com idades entre 7 e 9 anos e utilizando os jogos da Escola do Cérebro, a qual integra jogos digitais para o exercício das habilidades cognitivas. Os resultados indicaram que as crianças conseguem identificar as principais habilidades exercitadas na interação com os jogos digitais, destacando-se a resolução de problemas, o controle inibitório, a atenção e a memória, bem como reconhecem contribuições à aprendizagem.

Palavras-chave: jogos digitais, habilidades cognitivas, aprendizagem, educação.

Biografia do Autor

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação, professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Bruna Santana Anastácio, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2018-05-23

Edição

Seção

Artigos