Práticas de formação profissional na escola: desafios na atuação da coordenadora pedagógica em parceria com os professores

Autores

  • Guilherme do Val Toledo Prado UNICAMP
  • Heloisa Helena Dias Martins Proença Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.13997

Resumo

A partir da narrativa de situações da experiência profissional, desenvolvida em diferentes instituições de ensino, este texto discute alguns desafios que a coordenação pedagógica enfrenta ao ter como pressuposto um trabalho em parceria com os professores no cotidiano escolar. Busca também mostrar possibilidades para o desenvolvimento desse trabalho na perspectiva do diálogo. Entende-se que a efetividade do trabalho pedagógico depende das relações profissionais que se estabelecem com e no coletivo. Para isso, toma-se o próprio trabalho como fonte de reflexão e pesquisa, em uma perspectiva narrativa e autobiográfica, assumindo-se que a produção de conhecimento sobre a escola também ocorre na/com a própria instituição, no contexto das ações profissionais. A parceria entre a coordenação pedagógica e os docentes produziu um trabalho pedagógico coletivo que articulou as diversidades dos saberes e fazeres de cada profissional a favor da aprendizagem de todos os estudantes nas escolas.

Palavras-chave: coordenação pedagógica, parceria profissional, aprendizagem escolar.

Biografia do Autor

Guilherme do Val Toledo Prado, UNICAMP

Livre-Docente na Área de Educação Escolar, Prof do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educacão da UNICAMP

Downloads

Publicado

2018-05-23

Edição

Seção

Artigos