A deficiência vai à universidade: perspectivas e entraves do processo inclusivo na educação superior brasileira

Autores

  • Lázaro Batista Universidade Federal de Roraima
  • Erasmo Henrique Nascimento Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.10380

Resumo

O texto discute o processo de inclusão de estudantes universitários com deficiência no âmbito de uma instituição de educação pública superior brasileira, bem como acena para algumas possibilidades de políticas públicas que a universidade expõe nesse processo. Para isso, procedeu-se à remontagem histórica em torno da adoção de políticas inclusivas, bem como à utilização de questionários e entrevistas semiestruturadas junto a alguns desses estudantes universitários. Os resultados apontam que, por vezes, a “inclusão” confunde-se com a garantia de vaga e/ou acesso à universidade, não avançando para além disso. Acentua-se também o relativo desconhecimento dos participantes a respeito da legislação, assim como das políticas que regem ou direcionam a inclusão de pessoas com deficiência. Como conclusões, constatam-se a incerteza quanto ao lugar reservado aos alunos portadores de deficiência no ensino superior, bem como o desafio de consolidar o processo de inclusão educacional.

Palavras-chave: educação especial, pessoas com deficiência, inclusão.

Biografia do Autor

Lázaro Batista, Universidade Federal de Roraima

Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Roraima

Erasmo Henrique Nascimento, Universidade Federal de Roraima

Estudante de graduação em Psicologia

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Publicado

2018-05-23

Edição

Seção

Artigos