Compreensões sobre musicalidade nos cursos de Pedagogia e Música: pistas para diversidade cultural no currículo

Autores

  • Luciane da Costa Cuervo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leda de Albuquerque Maffioletti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.221.11020

Resumo

Este trabalho almeja discutir a presença da diversidade cultural no currículo por meio da investigação de concepções de musicalidade entre professores em formação. Apresenta reflexões sobre material empírico coletado ao longo de seis anos de trabalho docente desenvolvido pelas autoras nos cursos de Graduação em Música e Pedagogia, modalidade presencial e a distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aborda as concepções de musicalidade e sua implicação na atuação docente, discutindo caminhos para a valorização da pluralidade cultural no currículo acadêmico. A fundamentação teórica abarca principalmente pesquisadores das áreas de educação e educação musical, com abertura a outras áreas que a elas se associam, na perspectiva de atender aos da Política Nacional de Formac?a?o dos Profissionais da Educac?a?o Ba?sica (2016). As reflexões e análises do material coletado seguem os parâmetros da pesquisa qualitativa no modo de explorar e interpretar seu conteúdo. Os resultados mostram sintonia entre os depoimentos dos estudantes e as concepções de musicalidade defendidas por teóricos da área; as discussões e a convivência propiciadas pela prática musical coletiva promoveram a ampliação do sentimento de pertencimento, reconhecimento e aceitação mútua, elementos positivos que também ressaltam a importância da valorização da pluralidade cultural no contexto educacional.

Palavras-chave: musicalidade, diversidade cultural, formação de professores.

Biografia do Autor

Luciane da Costa Cuervo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente no Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS. Graduada em Música, Mestre em Educação pela UFRGS. Atualmente é doutoranda em Informática na Educação no PPGIE/UFRGS e realiza doutorado sanduíche como pesquisadora visitante honorária na University College of London, na Inglaterra.

 

Em 2010 recebeu Menção Honrosa por serviços prestados à EAD da UFRGS. Atualmente coordena o projeto interdisciplinar "Articulações entre Música, Educação e Neurociências" na Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS e é vice-líder do EDUCAMUS - Grupo de Estudos e Pesquisa em Música e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.

Leda de Albuquerque Maffioletti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Música, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Docente da Faculdade de Educação/UFRGS, atuando como Professora de Educação Musical no Curso de Pedagogia e Orientadora dos Estágio de Docência em Educação Infantil. É líder do grupo de pesquisa EDUCAMUS - Música e Educação, vinculado à linha de pesquisa Educação: Arte Linguagem Tecnologia, PPGEDU/UFRGS. Desenvolve pesquisa na área de Educação Musical e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2018-01-06

Edição

Seção

Artigos