Docência no ensino superior: currículo e práticas 10 anos após a implementação do processo de Bolonha nas universidades portuguesas

Autores

  • Angélica Monteiro CIIE - FPCEUP RECI - IP
  • Carlinda Leite CIIE - FPCEUP
  • Glasielle Souza CIIE - FPCEUP

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.221.14668

Resumo

A restruturação do ensino superior em Portugal, resultante dos compromissos do Processo de Bolonha, teve início em 2006 e impôs desafios pedagógico-didáticos. Apelouse aos professores para adotarem modos de trabalho pedagógico que rompessem com o modelo transmissivo e apontou-se a necessidade de uma organização curricular fundada no desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Para compreender o efeito dessas medidas na prática docente, o artigo apresenta um estudo que investigou estratégias de ensinoaprendizagem privilegiadas por professores de uma licenciatura em Ciências da Educação. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário submetido a professores e estudantes em 2010 e 2016. A análise estatística simples dos dados aponta para a utilização de uma diversidade ampla de estratégias de ensino-aprendizagem, embora prevaleçam as mais tradicionais, ou seja, existe uma contradição entre o discurso político-acadêmico e as estratégias seguidas na sua concretização.

Palavras-chave: ensino superior, currículo, didática.

Biografia do Autor

Angélica Monteiro, CIIE - FPCEUP RECI - IP

Angélica Monteiro é Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Educação Multimédia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da mesma Universidade.Atualmente é bolseira de pós-doc da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT, Portugal), investigadora integrada do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e investigadora do Research in Education and Community Intervention (RECI) do Instituto Piaget.

Carlinda Leite, CIIE - FPCEUP

Carlinda Leite é doutorada em Ciências da Educação e professora catedrática da U.Porto, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, onde é membro da direção do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE).

É coordenadora de vários projetos educacionais, perita na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), supervisionou 19 teses de doutoramento e 12 pós-doc. Concluídos e é autora de inúmeros artigos, nacionais e internacionais, no campo educacional.

Glasielle Souza, CIIE - FPCEUP

Licenciada e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Downloads

Publicado

2018-01-25

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Currículo e Docência: significados, impasses e desafios no contexto Iberoamericano