Empresariamento da educação em tempos de capitalismo flexível: análise de parcerias escola/empresa no RS

Autores

  • Viviane Klaus Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.13677

Resumo

O artigo discute o fenômeno do empresariamento da educação a partir do final do século XX e apresenta um mapeamento inicial das parcerias escola/empresa no Rio Grande do Sul. A partir de uma análise documental, foram estudados programas desenvolvidos em escolas públicas por uma Associação Educativa sem fins lucrativos mantida pela iniciativa privada, cuja finalidade é formar sujeitos empreendedores no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As discussões e a análise dos documentos foram realizadas com base nas teorias de Ball, Dardot e Laval, Sennett e López-Ruiz. O estudo permitiu-nos compreender como algumas das discussões realizadas pela área de Gestão e Negócios sobre a reengenharia, o capital humano e o empreendedorismo adentram as instituições de ensino e demandam a formação de um sujeito flexível.

Palavras-chave: educação, empreendedorismo, capital humano.

Biografia do Autor

Viviane Klaus, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

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Publicado

2017-12-30