Trabalho coletivo e colaborativo na escola: condições e princípios de trabalho

Autores

  • Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Andreza Barbosa Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.13949

Resumo

O artigo discute o trabalho coletivo de professores nas escolas de educação básica e problematiza a importância das condições de trabalho e a definição de princípios para que o trabalho coletivo seja assumido como trabalho colaborativo. Os dados de análise foram produzidos em uma pesquisa que envolveu uma escola da rede estadual paulista e uma Diretoria Regional de Ensino. Os pesquisadores acompanharam a rotina das aulas de trabalho pedagógico coletivo e os encontros entre supervisores e professores coordenadores. Os resultados apontam que as condições nas quais se efetiva o trabalho docente comprometem a realização do trabalho coletivo e que esse se torna colaborativo quando os professores trabalham apoiados em princípios acordados coletivamente, destacando-se: o compromisso com a aprendizagem dos alunos; o diálogo orientado pela reflexão e compreensão da realidade dos alunos; e o esforço na articulação e integração das ações dos professores.

Palavras-chave: trabalho coletivo, condições de trabalho, parceria colaborativa.

Biografia do Autor

Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (Núcleo de Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais)

Andreza Barbosa, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba  (Núcleo de Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais)

Downloads

Publicado

2017-12-30