Usos de imagens fotográficas em pesquisa sobre saberes do trabalho associado
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.11208Resumo
Pesquisar saberes do trabalho é um desafio devido, entre outros aspectos, à dificuldade de o(a) trabalhador(a) falar sobre seu trabalho. Neste artigo, aborda-se o uso de imagens fotográficas como mediação para investigação sobre saberes do trabalho associado. Apoia-se em teorizações sobre imagens fotográficas em pesquisa e atividade e saberes do trabalho na perspectiva ergológica. Apresenta e analisa os procedimentos metodológicos adotados em pesquisa realizada em uma cooperativa de confecção localizada no sul do Brasil. Conclui que o uso da fotografia como “verossimilhança” acompanhada de explicitação de pontos de vista, a partir de uma experiência de trabalho compartilhada, desempenha papel de mediação relevante para o diálogo sobre saberes do trabalho.
Palavras-chave: saberes do trabalho, metodologia de pesquisa, fotografia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.