Mudanças no perfil profissional dos professores de arte no Paraná (1949-1976)

Autores

  • Rossano Silva UFPR Universidade Federal do Paraná
  • Adriana Vaz UFPR

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.10316

Resumo

O presente artigo discute a formação de uma classe profissional de professores de arte a partir da transição do Curso de Artes Plásticas na Educação (CAPE) para a Licenciatura em Educação Artística vinculada à Faculdade de Educação Musical do Paraná (FEMP). Tal mudança significou a alteração de um curso de aperfeiçoamento destinado aos egressos do curso normal para uma formação em nível superior, especializada no ensino de arte – Licenciatura em Educação Artística. Adota como principal referencial teórico Bourdieu (1996) no que diz respeito à profissionalização do ensino de arte em Curitiba no final da década de 1940. Conclui- se que a nova configuração do ensino de arte é decorrente das condições institucionais para a estruturação do mercado de bens simbólicos em Curitiba, destacando a importância do ensino superior nessa fase inicial de constituição do campo.

Palavras-chave: ensino de arte, formação de professores, história da educação.

Biografia do Autor

Rossano Silva, UFPR Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Educação,2014, UFPR

Mestre em Educação, 2009, UFPR

Especialista em Ensino de Arte, 2003, FAPR (UNESPAR)

Licenciado em Desenho, 2001, EMBAP (UNESPAR)

 

Professor do Departamento de Expressão Gráfica da UFPR.

 

Adriana Vaz, UFPR

Doutorado em Sociologia, UFPR.

Mestrado em Sociologia, UFPR.

Licenciatura em Educação Artística, UFPR

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Publicado

2017-05-02

Edição

Seção

Artigos