Os efeitos da certificação pelo ENEM no ensino e nos processos de ensinar e de aprender na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Simone Gonçalves da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Alvaro Moreira Hypolito Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.10622

Resumo

O artigo analisa os impactos da certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ensino e nos processos de ensinar e de aprender na Educação de Jovens e Adultos. A discussão teve como fundamentação teórica os estudos de autores como Michael Apple, Stephen Ball, Leôncio Soares e outros pesquisadores, que são referência no campo da sociologia em educação e das políticas educacionais, currículo, trabalho docente e educação de jovens e adultos. Esse referencial foi utilizado como subsídio para a discussão de uma das temáticas encontradas: o ensino e os processos de desqualificação e de desvalorização do aprender e do ensinar. Percebeu-se que essa política educacional para a educação de jovens e adultos vem disseminando sentidos e significados de responsabilização acerca do que é ensinar e aprender, e podem alterar a constituição das práticas curriculares e da organização no trabalho docente na educação de jovens e adultos.

Palavras-chave: ENEM, educação de jovens e adultos, políticas educacionais, ensino.

Biografia do Autor

Simone Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Educação e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. É também pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gestão, Currículo e Políticas Educativas da FAE/UFPEL. As temáticas de maior interesse são: Políticas Educacionais, Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente.

Alvaro Moreira Hypolito, Universidade Federal de Pelotas

Professor Associado do Departamento de Ensino e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Pedagogo e Licenciado em Artes, com curso de Especialização em Educação e Sociedade pela UFPel, Mestre em Educação pela UFMG e Doutor em Currículo pela Universidade de Wisconsin-Madison. Pesquisador do Cnpq. Concentra suas atividades acadêmicas, estudos e pesquisas em Trabalho Docente, Currículo e Gestão.

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Publicado

2017-03-23

Edição

Seção

Artigos