Gestão do sistema municipal de educação: a experiência de Fortaleza em foco

Autores

  • Edson Francisco Andrade Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional Programa de Pós-graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.8303

Resumo

No presente artigo, problematizamos o discurso do empoderamento local na conjuntura de criação do sistema próprio de educação no município de Fortaleza (CE), Brasil. Tomando-se por base a teoria de Análise do Discurso como aporte metodológico, evidenciou- -se, por um lado, o impacto da criação do sistema como impulso à vivência de experiências democráticas. Por outro lado, também se verifica o interesse da governança municipal pela implantação da gestão sistêmica como condição para a reedição de práticas da barganha política na administrativa pública. Em face desse paradoxo, tecemos considerações na perspectiva de fomentar possibilidades à democratização da gestão educacional nessa municipalidade.

Palavras-chave: autonomia, poder local, gestão da educação no município, discurso.

Biografia do Autor

Edson Francisco Andrade, Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional Programa de Pós-graduação em Educação

Graduado em Pedagogia (1999), Mestre em Educação (2007) e Doutorado em Educação Pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). É professor adjunto do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Tem formação e experiência de pesquisa na área de Política Educacional, com ênfase nos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas, projetos e programas educacionais, atuando principalmente nas seguintes áreas: globalização, descentralização de políticas educacionais, poder local, educação superior (gestão, expansão, avaliação e autonomia), Estado, federalismo e regime de colaboração na gestão da educação. Sua pesquisa atual busca analisar os processos de descentralização e democratização da gestão da educação, bem como de expansão e diversificação do sistema de educação superior, tendo em vista a análise das características e dimensões que levaram a transição do sistema de elite para o sistema de educação superior de massa no Brasil. Integra a Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. É membro/vice-líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (Lappes).

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Publicado

2017-04-02

Edição

Seção

Artigos