A Universidade Federal de Pernambuco e a “Política de Editais”: uma análise a partir do ciclo de políticas públicas

Autores

  • Hugo Augusto Vasconcelos Medeiros Gestor Governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão (GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO) Doutorando em Educação (PPGEDU/UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.202.7510

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar a “política de editais” da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com base no ciclo de políticas públicas de Stephen Ball. Pretende-se investigar a trajetória da “política de editais” para entender seus processos e resultados, observando os contextos de influência, da produção do texto e da prática a partir da análise dos textos e discursos do Plano Estratégico Institucional 2003-2013 (PEI), do Plano de Desenvolvimento Institucional 2009-2013 (PDI), dos jornais Incampus (2009-2013) e dos editais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ). Destacamos que a formulação da estratégia sobre pesquisa deu-se a partir de uma posição aquiescente com modelos nacionais e internacionais, através de práticas e discursos que fomentam pesquisadores e grupos com bons resultados, procurando criar um sentido de totalidade, inefabilidade e continuidade.

Palavras-chave: ciclo de políticas públicas, gestão universitária, política institucional.

Biografia do Autor

Hugo Augusto Vasconcelos Medeiros, Gestor Governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão (GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO) Doutorando em Educação (PPGEDU/UFPE)

Gestor Governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão (GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO) - lotado na Secretária de Educação de Pernambuco, responsável pelo acompanhamento da Gerência Regional Metropolitana Sul. 
Doutorando em Educação (PPGEDU/UFPE) - linha de Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação.

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Publicado

2016-03-11

Edição

Seção

Artigos