A concepção de história e de educação em Lorenzo Luzuriaga e sua repercussão no Brasil

Autores

  • Telma Adriana Pacifico Martineli Universidade Estadual de Maringá
  • Jani Alves da Silva Moreira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.202.9481

Resumo

Este artigo apresenta a síntese dos estudos dos manuais de história da educação do espanhol Lorenzo Luzuriaga. Buscou-se a compreensão das concepções de história e de educação desse autor e seus fundamentos teórico-filosóficos, bem como a identificação de seus propósitos e os veículos de difusão de sua obra no Brasil. Trata-se de um estudo teórico mediante uma análise histórica de duas das principais obras de Luzuriaga: “História da Educação e da Pedagogia” e “História da Educação Pública”. Conclui-se que a produção teórica de Luzuriaga, fundamentada nos pressupostos do historicismo de Wilhelm Dilthey e do pragmatismo educacional de John Dewey, teve repercussão no Brasil a partir de 1950, por meio da “Coleção Atualidades Pedagógicas”. A disseminação de seu pensamento situa-se no momento do pós-guerra, de influências políticas, econômicas e sociais externas e da internacionalização das publicações no Brasil para alicerçar e difundir a concepção escolanovista na educação brasileira.

Palavras-chave: história da educação, Lorenzo Luzuriaga, Escola Nova.

Biografia do Autor

Telma Adriana Pacifico Martineli, Universidade Estadual de Maringá

Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação pela UEM.

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Professora Adjunto do Programa de Pós Graduação em Educação (PPE/UEM) e do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2016-03-11

Edição

Seção

Artigos