Utilização de um dispositivo pedagógico tecnológico híbrido na formação de professores na França

Autores

  • Paula Virgínia Chaves Cabral Andrade Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife
  • Nadja Maria Acioly-Régnier Maitre de Conférences HDR – ESPE Université Lyon1 Laboratoire « Santé, Individu, Société » EAM-SIS-HCL 4128, Université de Lyon

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.9872

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o impacto de um dispositivo pedagógico tecnológico híbrido (DPTH) desenvolvido para formação inicial de professores primários na França. Procurou-se analisar os efeitos da retextualização de gêneros escritos no desenvolvimento de competências profissionais, tomando por base os autores Acioly-Régnier (2007, 1997), Dell’Isola (2007) Pastré (2011), Pastré et al. (2006), Tardif (2000) e Vergnaud (2013, 1994, 1990), entre outros. O DPTH foi utilizado experimentalmente em uma disciplina na Universidade de Lyon 2 com 14 estudantes do Master 1. As atividades desses estudantes, durante um semestre letivo, foram registradas em um blog. Foram selecionados como elementos de análise os gêneros textuais escritos dos futuros docentes que simulavam conflitos e soluções de situações vivenciadas na sala de aula. Os resultados mostram a utilização simultânea de conceitos e instruções oficiais no tratamento dos conflitos pedagógicos evocados.

Palavras-chave: formação de professores, desenvolvimento de competências, retextualização de gêneros escritos.

Biografia do Autor

Paula Virgínia Chaves Cabral Andrade, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife

Possui mestrado em Ciências e Práticas da Educação e da Formação pela Universidade Lumière Lyon 2 (França - 2013). Tem especialização em Línguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela FAFIRE (2005) e Licenciatura em Letras realizada na FAFIRE (2002). Atua no ensino de Língua Portuguesa, suas respectivas literaturas e produção textual (Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife). Como pesquisadora, vem se dedicando aos seguintes temas: formação de professores, gêneros textuais, didática profissional e interação social.

Nadja Maria Acioly-Régnier, Maitre de Conférences HDR – ESPE Université Lyon1 Laboratoire « Santé, Individu, Société » EAM-SIS-HCL 4128, Université de Lyon

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), Diploma de Estudos Aprofundados (D.E.A.) em Psicologia pela Université René Descartes Paris V Sorbonne (1989) e doutorado em Psicologia pela mesma universidade em 1994. Possui Habilitation à diriger des recherches pela Université Lumière Lyon 2 - France, em 2010.Atualmente é professora titular da ESPE- (École Supérieure du Professorat et de l Éducation de l'Académie de Lyon) e Pesquisadora do Laboratoire Santé, Individu, Société EAM-SIS-HCL 4128, Université de Lyon. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, cognicao e afetividade , psicologia intercultural, didatica profissional, aprendizagem de conceitos cientificos e matematicos em contextos formais, não formais e informais. Pesquisadora dos seguinte grupos de pesquisa : Psicologia da Educação Matematica (UNICAMP); NUPPEM (UFPE); Professora visitante da Universidade de Caxias do Sul,UCS-RS-Brasil. Professora colaboradora da PUC_SP Mestrado Doutorado em Educação matematica e do programa de pos-graduação em ensino das ciências da UFRPE Recife.

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Publicado

2015-12-04

Edição

Seção

Artigos