Crianças precoces com indicadores de altas habilidades/superdotação: as características que contrariam a imagem de aluno “ideal”
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.9526Resumo
Alunos precoces diferem de seus pares etários em virtude de habilidades antecipadamente desenvolvidas, as quais podem indicar a existência de superdotação. Porém, é necessário aguardar o fim da infância para verificar se a diferença apresentada resulta de uma configuração cognitiva superior ou de uma prematuridade no desenvolvimento. Enquanto isso, ações devem ser desenvolvidas em favor do pleno desenvolvimento dos potenciais, o que requer que essas crianças sejam reconhecidas, mas tal reconhecimento pode ser prejudicado por mitos e estereótipos. Assim, objetivamos investigar se alunos precoces apresentam outras características além das que a literatura aponta, a fim de contribuir com a ampliação dos conhecimentos dos educadores a respeito desse alunado, bem como com a desmistificação a respeito de quem são esses indivíduos. Os resultados mostram que eles estão sujeitos a problemas e dificuldades que podem parecer incompatíveis com suas potencialidades e que demandam atenção para aspectos que ultrapassam suas habilidades. Evidencia-se que as associações entre crianças precoces ou superdotadas e alunos exemplares são equivocadas.
Palavras-chave: precocidade, altas habilidades/superdotação, estereótipos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.