O agenciamento Deleuze-Guattari: considerações sobre método de pesquisa e formação de pesquisadores em educação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.8528Resumo
O artigo visa à problematização de método de pesquisa e formação de pesquisadores em educação a partir de um horizonte pós-estruturalista, com foco no pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari e no legado pós-metafísico de Friedrich Nietzsche. O estudo desenvolve: (a) uma crítica em relação a uma condição metodológica da pesquisa que, a partir de uma visão representacional de linguagem, estabelece uma “palavra de ordem” na construção e legitimação dos problemas educacionais; (b) a exploração da experiência de trabalho de pensamento de Deleuze-Guattari tomada como estudo de caso para fomentar a discussão sobre criação de métodos de pesquisa. Apontamos que o encontro Deleuze-Guattari opera como um agenciamento na criação de uma espécie de método como acontecimento. Essa discussão é estratégica para a formação de pesquisadores, pois viabiliza o debate sobre modos de pensamento e construção linguística de problemas educacionais, modulando outras políticas de verdade em educação.
Palavras-chave: método, linguagem, pensamento.
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