O agenciamento Deleuze-Guattari: considerações sobre método de pesquisa e formação de pesquisadores em educação

Autores

  • Cintya Regina Ribeiro Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.8528

Resumo

O artigo visa à problematização de método de pesquisa e formação de pesquisadores em educação a partir de um horizonte pós-estruturalista, com foco no pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari e no legado pós-metafísico de Friedrich Nietzsche. O estudo desenvolve: (a) uma crítica em relação a uma condição metodológica da pesquisa que, a partir de uma visão representacional de linguagem, estabelece uma “palavra de ordem” na construção e legitimação dos problemas educacionais; (b) a exploração da experiência de trabalho de pensamento de Deleuze-Guattari tomada como estudo de caso para fomentar a discussão sobre criação de métodos de pesquisa. Apontamos que o encontro Deleuze-Guattari opera como um agenciamento na criação de uma espécie de método como acontecimento. Essa discussão é estratégica para a formação de pesquisadores, pois viabiliza o debate sobre modos de pensamento e construção linguística de problemas educacionais, modulando outras políticas de verdade em educação.

Palavras-chave: método, linguagem, pensamento.

Biografia do Autor

Cintya Regina Ribeiro, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP

Docente pesquisadora da Faculdade de Educação da USP junto ao departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH); Mestre e Doutora em educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP); pesquisadora junto ao Programa de Pós Graduação da FEUSP; integrante do grupo de pesquisas CoPERP/CNPq - Coletivo de pesquisadores sobre educação e relações de poder.

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Publicado

2015-12-04

Edição

Seção

Artigos