Contexto escolar e sentidos de educação de qualidade para o ensino médio

Autores

  • Jean Mac Cole Tavares Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
  • Marcia Betania de Oliveira UERN

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.8328

Resumo

Este artigo traz alguns resultados de uma pesquisa realizada com docentes de duas escolas públicas de ensino médio no Estado do Ceará que aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), sobre os sentidos atribuídos à qualidade na educação. Na metodologia, discutimos as falas dos docentes em torno dos sentidos de qualidade em relação às atividades realizadas no Proemi. Utilizamos, como operador teórico, o ciclo de políticas de Ball e Bowe, na perspectiva de rompermos com a polarização dicotômica entre política e prática. Consideramos que os sentidos de qualidade são ressignificados a partir da cultura escolar, tendo acepções diferentes em cada realidade, visto que são resultados de embates e disputas que envolvem múltiplos interesses da escola. Assim, as ressignificações efetivadas nas escolas se diferenciam de acordo com o grau de reconhecimento e com a credibilidade da instituição, de sua história e de sua relação com a comunidade escolar e com os órgãos diretivos.

Palavras-chave: sentidos de qualidade, tradução de políticas, contexto da prática.

Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 1995), especialização em teoria e metodologia da História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - 1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007) com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). É professor adjunto do Curso de Pedagogia e do recente Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grando do Norte (UERN). Coordena ainda pesquisas sobre o mundo do trabalho e a formação escolar no ensino médio nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará com apoio do CNPQ, da FAPERN e da FUNCAP. Coordena também o projeto de extensão "Laboratório de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire e Educação Popular (LEFREIRE) na UERN.

Marcia Betania de Oliveira, UERN

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, lotada no Departamento de Educação da Faculdade de Educação, Mossoró-RN. Aluna do Doutorado em Educação, com ingresso em 2013.1, vinculada ao Grupo de Pesquisa Politicas de currículo e cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED - da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, por meio do DINTER UERJ/UERN, sob a orientação de Alice Casimiro Lopes. Participa, atualmente, do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), na Universidade do Porto/UP/PT. Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2008/2010). Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (1991-1996) , e Especialização em Educação , com Área Temática em Alfabetização, nesta mesma IES (1996 a 1999 ). É coordenadora do Grupo de Estudo Contexto e Educação. Atuou no período de outubro de 2009 a março de 2013 como Assessora da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG/UERN, no Setor de Cursos de Graduação, na leitura e análise de Projetos Pedagógicos de Cursos de graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Processos de alfabetização e em Formação Docente, discutindo sobre políticas de currículo, saberes docentes, práticas pedagógicas e o processo de profissionalização do magistério.

Downloads

Publicado

2015-12-04

Edição

Seção

Artigos