Relações entre rotinas em sala de aula e dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Danieli Winck Iijima Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Maria Lidia Sica Szymanski Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.7881

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de mestrado que buscou refletir, no campo da didática, sobre as rotinas pedagógicas presentes no cotidiano escolar. Diferenciam-se os conceitos de atividade docente e rotina, entendendo-se como rotina aquelas atividades repetitivas e cotidianas. Com base em dados coletados em pesquisa de campo por meio de 96 horas/aula de observação, utilizando-se a Técnica do Registro Contínuo, dialoga-se no sentido de que, ao visar ao aspecto formativo na Educação, as rotinas podem constituir-se tanto em uma prática que contribua para que o aluno aproprie-se dos conhecimentos científicos por cujo processo a escola é responsável quanto ao contrário – podem caracterizar uma prática pedagógica enfadonha, caso não sejam planejadas e diversificadas, acarretando, neste sentido, possíveis dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave: rotinas pedagógicas, processos de ensino e aprendizagem, dificuldades de aprendizagem.

Biografia do Autor

Danieli Winck Iijima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Cascavel - PR, (2011). É aluna regular do Programa de Pós-Graduação stricto sensu - nível de Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Pesquisadora da linha de pesquisa: Formação de Professores e Processos de Ensino e de Aprendizagem.

Maria Lidia Sica Szymanski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Longa pela Universidade de São Paulo (1971), graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tuiuti (1985), graduação em Formação de Psicólogo pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tuiuti (1987), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1983). Atualmente é professor associado - nível D da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, docente no Programa do Mestrado em Educação da UNIOESTE. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, formação de professores, ensino fundamental, dificuldades de aprendizagem e inclusão social.

Downloads

Publicado

2015-04-27

Edição

Seção

Artigos