A constituição do elementar matemático: uma análise de programas de ensino (São Paulo, 1890-1950)

Autores

  • Wagner Rodrigues Valente Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde Departamento de Educação

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.7943

Resumo

O texto analisa os processos e as dinâmicas de constituição do “elementar matemático”, entendido como os primeiros passos, a base inicial de conhecimentos em matemática organizada para ser ensinada aos alunos dos primeiros anos escolares. A investigação utiliza como fontes de pesquisa os programas de ensino de aritmética, elaborados no estado de São Paulo, entre os anos 1890 e 1950. Como referência teórico-metodológica, o trabalho configura-se de natureza histórica, construindo o objeto de pesquisa a partir de elementos vindos da história da educação. Os resultados encontrados apontam para as mudanças dos saberes elementares matemáticos, em consonância com as vagas pedagógicas a que fica submetido o sistema escolar.

Palavras-chave: elementar, matemática elementar, pedagogia intuitiva da matemática, aritmética escolar.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde Departamento de Educação

Wagner Rodrigues Valente é Livre Docente pelo Departamento de Educação da UNIFESP. Doutor em Educação pela FEUSP e Mestre em Educação pela PUC-SP.

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Publicado

2015-04-27

Edição

Seção

Artigos