O presidente Castro Pinto e a Universidade Popular: ideais da educação na Parahyba do Norte publicados no jornal A União (1912-1915)

Autores

  • Charliton José dos Santos Machado Universidade Federal da Paraíba - UFPB Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • Maria Lúcia da Silva Nunes Universidade Federal da Paraíba
  • Larissa Meira de Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.3198

Resumo

Este artigo analisa o conteúdo de duas conferências, publicadas em 1913 no jornal A União, órgão da imprensa oficial do Estado, inseridas no ideário do movimento “Universidade Popular”, criado pelo Presidente da Parahyba do Norte, João Pereira de Castro Pinto, entre os anos de 1912-1915. Toma-se a imprensa como fonte para a história da educação, vislumbrando seu vínculo com a sociedade e a possibilidade de apreender o lugar destinado à educação naquele contexto. A análise dos textos permite afirmar que a discussão em torno da implantação de uma Universidade Popular na Parahyba do Norte – embora esta não tenha de fato se concretizado – pôs em pauta assuntos fundamentais, como ensino primário, direitos da mulher, instrução pública, entre outros, para se pensar uma renovação educacional. Dessa forma, a Parahyba do Norte buscava demarcar seu espaço no campo desse debate no país.

Palavras-chave: Universidade Popular, Parahyba do Norte, imprensa.

Biografia do Autor

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba - UFPB Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Pós-Doutorado em Filosofia e História da Educação - UNICAMP. Pesquisador CNPq (PQ2).

Downloads

Publicado

2015-04-27

Edição

Seção

Artigos