O convite de Hannah Arendt: (re)significações da crise na educação

Autores

  • Andrea Stefania Mascarello Universidade Metodista de Piracicaba
  • Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (DELART) Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.7551

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar, nas principais obras de Hannah Arendt, através de uma revisão bibliográfica, conceitos que tematizem como a autora compreende a educação, a crise na educação e a relação entre aprendizagem e a condição humana, relacionando, assim, os conceitos da autora com a discussão acerca dos processos de constituição dos sujeitos, sejam eles professores em processo de formação ou alunos em processos de aprendizagem escolar. Arendt (1906-1975) nunca foi uma pensadora especialista em educação; dedicou grande parte de sua carreira ao pensamento político, porém, sua inquietude sobre o sistema escolar americano no século XX a motivou a observar as questões que permeavam essa crise, principalmente pelo fato de oportunizar uma investigação da essência da mesma.

Palavras-chave: Hannah Arendt, crise na educação, ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Andrea Stefania Mascarello, Universidade Metodista de Piracicaba

Aluna do curso de Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia da UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba (2011-2014). Foi membro do Centro Acadêmico de Filosofia Immanens entre os anos de 2011 e 2012. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo Programa FABIC em 2012 e, desde 2013 é bolsista pelo Programa PIBIC - CNPQ junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Atuou em pesquisas sobre a formação docente a partir das experiências com leitura e literatura; e também a partir dos Conselhos de Classe Escolares. Hoje atua na pesquisa sobre as contribuições do pensamento de Hannah Arendt para a educação, para a crise na educação e da relação entre aprendizagem e a condição humana.

Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto, Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (DELART) Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campina - UNICAMP; Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP; atuando no núcleo de Práticas Educativas e Relações Sociais no Espaço Escolar e não Escolar.

Downloads

Publicado

2015-04-27

Edição

Seção

Artigos