Produção coletiva de textos na Educação Infantil: uma leitura dos saberes docentes

Autores

  • Fernanda Michelle Pereira Girão UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Ana Carolina Perrusi Brandão UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.182.2867

Resumo

Com base nas proposições de Tardif, o presente artigo analisa os saberes revelados por duas professoras em relação ao trabalho de escrita coletiva de textos com crianças de 5 a 6 anos. As professoras foram chamadas a assistir três atividades de escrita coletiva conduzidas por elas mesmas e que haviam sido registradas em vídeo. Tais momentos de “autoconfrontação” contaram com a participação das pesquisadoras, que estimulavam a reflexão e a discussão sobre as práticas observadas. Os encontros foram videogravados e a análise dos dados mostrou que as docentes explicitaram saberes relativos às estratégias de interação com o grupo, à coautoria dos textos, ao processo de textualização, à revisão textual, à ativação dos conhecimentos prévios das crianças sobre o conteúdo e gênero textual, entre outros. As trocas discursivas entre as professoras e a reflexão sobre a prática mostraram-se importantes ferramentas no processo de (re)construção e validação dos saberes docentes.

Palavras-chave: saberes docentes, produção coletiva de textos, Educação Infantil.

Biografia do Autor

Fernanda Michelle Pereira Girão, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora de Educação Infantil da Prefeitura da Cidade do Recife e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/ UFPE).

Ana Carolina Perrusi Brandão, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco e PhD em Psicologia pela University of Sussex. Professora do Centro de Educação (UFPE), atuando nos cursos de Graduação e Pós-graduação e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/ UFPE).

Downloads

Publicado

2014-09-11

Edição

Seção

Artigos