A relação trabalho/educação no desafio de superar o desemprego permanente
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2014.182.3204Resumo
O presente trabalho se propõe a apresentar os resultados de uma pesquisa-ação realizada entre 2009 e 2011 junto ao Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), em cinco bairros da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Seu objetivo é contribuir para que este Movimento avance no processo educativo e na organização de soluções mais efetivas para a questão da falta de trabalho. Para tanto, busca sustentação teórica em autores que discutem a relação trabalho/educação, tais como Marx, Fernandes, Frigotto, Antunes e Saviani. O aporte teórico do estudo compreende: (a) a categoria de capitalismo dependente e de desenvolvimento desigual e combinado; e (b) a relação trabalho/educação. Ao final do processo de análise das categorias que emergiram do estudo realizado, o indicativo é o de que o Movimento deveria fortalecer um processo de educação pelo trabalho e pela organização, com incidência junto do poder público, nos três âmbitos, para mudar o espaço e condições do lugar: moradia, saneamento e saúde e, fundamentalmente, a relação trabalho/educação. Essa teria que ser uma linha de atuação forte e permanente. A organização dos trabalhadores em cooperativas, associações e grupos de produção é essencial para a resistência ao grande problema do desemprego no Brasil.
Palavras-chave: trabalho-educação, movimento social, desemprego permanente.
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