Impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores de 1º ciclo do ensino básico no seu conhecimento didático

Autores

  • Maria Palmira Alves Universidade do Minho
  • José António Fernandes Universidade do Minho
  • Nuno Miguel Silva Escola EBI S. Martinho do Campo

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.181.2917

Resumo

Em Portugal, o Programa de Formação Contínua de Matemática para professores do 1º ciclo (do 1º ao 4º ano de escolaridade) tem por meta principal promover o conhecimento didático dos professores, tendo em vista o sucesso escolar dos alunos em matemática. No presente estudo, inquiriram-se 197 professores generalistas do 1º ciclo do ensino básico, que participaram no programa durante o ano letivo de 2007/2008, sobre as suas percepções acerca de várias dimensões do ensino e da aprendizagem da matemática e da sua participação no programa. Em termos de resultados, salientam-se, do antes para o depois da formação, algumas mudanças que vão no sentido das recomendações atuais para o ensino da matemática, que parecem requerer um maior tempo de formação tendo em vista o aprofundamento do conhecimento didático.

Palavras-chave: Programa de Formação Contínua em Matemática, professores do 1º ciclo do ensino básico, dimensões de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Maria Palmira Alves, Universidade do Minho

Professora Auxiliar no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutorada em Educação, na área de especialização em Desenvolvimento Curricular.

Investigadora no Centro de Investigação em Educação.

Autora de publicações científicas nacionais e internacionais no domínio do currículo, da avaliação e da formação de professores.

José António Fernandes, Universidade do Minho

Professor Associado no Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão, do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutorado em Educação, na área de especialização em Metodologia do Ensino da Matemática.

Investigador no Centro de Investigação em Educação.

Autor de publicações científicas nacionais e internacionais no domínio da didática e da formação de professores.

Nuno Miguel Silva, Escola EBI S. Martinho do Campo

Doutorado em Ciências da Educação, na área de especialização em Educação Matemática.

 

Downloads

Publicado

2014-01-13

Edição

Seção

Artigos