Projeto Kidsmart e a prática dos profissionais da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2014.181.3303Resumo
O artigo trata da implantação do Projeto Kidsmart nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A pesquisa se inscreve numa abordagem qualitativa por meio de estudo exploratório, que buscou analisar a formação continuada e atuação do profissional da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba em relação ao desenvolvimento do Projeto Kidsmart nas turmas de Pré e as implicações que isso tem gerado no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Os aportes teóricos baseiam-se nos autores Purificação e Brito (2006), Daniel (2003), Kensky (2007), Lemos e Cunha (2003), Lévy (1999), Morin (2000) e Oliveira-Formosinho (2002). Os primeiros resultados apontam que os profissionais e as crianças da Educação Infantil têm tido acesso ao computador, mas que esse acesso muitas vezes apresenta falhas de propósito, método e significação. Por outro lado, o Projeto Kidsmart vem proporcionando uma mudança em termos de espaço, tempo e concepções. Cabe a cada profissional da Educação Infantil refletir sobre a importância da apropriação e integração das Tecnologias de Informação e de Comunicação e suas linguagens aos processos educativos escolares contemporâneos visando a uma aprendizagem significativa. Há necessidade de se construir sentido sobre o uso dos recursos tecnológicos e suas aplicações na Educação Infantil para se garantir a qualidade no processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Educação Infantil, tecnologia, formação continuada.
Downloads
Publicado
2013-08-23
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.