Projeto Kidsmart e a prática dos profissionais da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Autores

  • Ricardo Antunes de Sá Universidade Federal de Universidade
  • Maria da Glória Galeb Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.181.3303

Resumo

O artigo trata da implantação do Projeto Kidsmart nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A pesquisa se inscreve numa abordagem qualitativa por meio de estudo exploratório, que buscou analisar a formação continuada e atuação do profissional da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba em relação ao desenvolvimento do Projeto Kidsmart nas turmas de Pré e as implicações que isso tem gerado no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Os aportes teóricos baseiam-se nos autores Purificação e Brito (2006), Daniel (2003), Kensky (2007), Lemos e Cunha (2003), Lévy (1999), Morin (2000) e Oliveira-Formosinho (2002). Os primeiros resultados apontam que os profissionais e as crianças da Educação Infantil têm tido acesso ao computador, mas que esse acesso muitas vezes apresenta falhas de propósito, método e significação. Por outro lado, o Projeto Kidsmart vem proporcionando uma mudança em termos de espaço, tempo e concepções. Cabe a cada profissional da Educação Infantil refletir sobre a importância da apropriação e integração das Tecnologias de Informação e de Comunicação e suas linguagens aos processos educativos escolares contemporâneos visando a uma aprendizagem significativa. Há necessidade de se construir sentido sobre o uso dos recursos tecnológicos e suas aplicações na Educação Infantil para se garantir a qualidade no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Educação Infantil, tecnologia, formação continuada.

Biografia do Autor

Ricardo Antunes de Sá, Universidade Federal de Universidade

É licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1988) - Administração Escolar. Universidade Tuiuti - Supervisão Escolar. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1997). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Foi Coordenador Pedagógico da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (1996 1997). Estagiou em nível de pós-graduação na Universidade Nacional de Educação a Distância UNED em Madrid (1999). Foi Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (1997). Foi coordenador do Curso de Pedagogia do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (1997 1999). Foi um dos fundadores do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal do Paraná (1999). Foi coordenador do curso de Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de educação a distância da Universidade Federal do Paraná (1999 2002). Foi diretor do Departamento de Difusão e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (2005 2006). Desenvolve estudos na área da formação e atuação do Pedagogo, Pedagogia, Teoria da Complexidade e Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (EaD). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores: paradigmas contemporâneos, currículos e práticas no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), desde 2007. É professor credenciado no Programa de Pós-Graduação e Educação da UFPR na Linha de Cultura, Escola e Ensino. É Professor Adjunto II do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná desde 1992.

Maria da Glória Galeb, Universidade Federal do Paraná

Maria da Glória Galeb é graduada em Pedagogia; Especialista em Metodologia de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná na Linha de Cultura, Escola e Ensino. Atua como Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Downloads

Publicado

2013-08-23

Edição

Seção

Artigos