Mídias locativas e realidade mixada: a produção de sentidos sobre o digital-virtual a partir da cartografia com suporte das tecnologias digitais

Autores

  • Daniel de Queiroz Lopes UNISINOS
  • Carla Beatris Valentini UCS

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2012.163.2813

Resumo

O presente artigo problematiza o campo de tensões que tem surgido a partir da emergência de uma cultura digital em escolas públicas que participam de projetos de inclusão digital. Com base nos pressupostos teórico-epistemológicos das ecologias cognitivas e de acoplamento estrutural, discutimos a produção de sentidos sobre o digital-virtual como caminho necessário para a abertura de novos possíveis em relação ao uso das tecnologias digitais na educação. Foi realizada uma oficina exploratória com professores de uma rede estadual de ensino público, envolvendo a cartografia local com suporte das tecnologias digitais, as mídias locativas e a realidade mixada. A oficina objetivava provocar nos participantes uma experiência estética e informacional para a produção de sentidos sobre o digital-virtual a partir de uma dupla apropriação - tecnológica e simbólica – utilizando tecnologias como marcadores QRCode, mídias digitais, geolocalização e publicação em blog. Evidenciamos por parte dos professores o sentido de digital-virtual como tecnologia para ampliação da experiência física, do tempo e do protagonismo entre professores e alunos. Finalizamos discutindo o “fazer parte” de uma cultura digital a partir da exigência de uma reconfiguração das práticas pedagógicas e seus respectivos regimes cognitivos, regimes de autoridade, e da própria noção de sociabilidade em relação ao processo educacional.

Palavras-chave: mídias locativas, realidade mixada, cartografia, ecologia cognitiva, inclusão digital.


Biografia do Autor

Daniel de Queiroz Lopes, UNISINOS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor/pesquisador no Programa de Pós-graudação em Educação e do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação Digital (GPe-du/UNISINOS/CNPq), é pesquisador colaborador no Laboratório de Estudos Cognitivos (Inst. de Psicologia/UFRGS), e membro do comitê de ética em pesquisa do Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em aprendizagem, psicologia do desenvolvimento humano e tecnologias na educação, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade, epistemologia genética, cultura e tecnologias digitais, tecnologias na educação, robótica educacional e sociedade da informação.

Carla Beatris Valentini, UCS

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolveu a pesquisa de tese: Tecendo e aprendendo: redes sociocognitivas e autopoiéticas em ambientes virtuais de aprendizagem. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a dissertação: Apropriação da Leitura e Escrita e os Mecanismos Cognitivos de Sujeitos Surdos na Interação em Rede Telemática. Atualmente é professora titular da Universidade de Caxias do Sul e do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Núcleo de Inovação e Desenvolvimento: Docência e Cultura Digital. Coordena o projeto de pesquisa: Inclusão de Surdos no Ensino Superior: Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para qualificação de docentes; é pesquisadora dos projetos: Tecnologias Digitais na Educação: culturas escolares e apropriação de novas formas de aprender e ensinar e Pesquisa e Avalição de Práticas Inovadoras para a Inclusão da Escola na Cultura Digital. Formadora de professores do projeto Um computador por aluno (UCA). Tem experiência na área de Psicologia da Aprendizagem, na Educação Inclusiva e na Informática da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, tecnologia e educação, formação de professores, educação a distância e ambientes de aprendizagem, surdez e educação especial.

Downloads

Publicado

2012-09-23