Bullying aleatório
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2012.162.1827Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a problemática do fenômeno bullying, aspectos sobre sua conceituação e a determinação de uma nova modalidade de intimidação, aqui denominada bullying aleatório. O fenômeno bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas intencionais e persistentes que ocorrem sem motivação aparente numa relação desigual de poder entre pares. Sua modalidade aleatória, no entanto, é caracterizada por ações quase sempre anônimas e não direcionadas a uma vítima em especial, ocorrendo, muitas das vezes, sob forma de armadilhas ou emboscadas. Este artigo estuda, entre outras coisas, a definição e caracterização deste fenômeno. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada metodologicamente como descritiva segundo seus objetivos intrínsecos, e de campo segundo a coleta dos dados. A partir da aplicação de um questionário aberto direcionado a 120 estudantes universitários, foram obtidos relatos de crueldade explícita, que foram, então, discutidos à luz do fenômeno pesquisado. Os relatos obtidos permitem estabelecer três principais características que diferenciam o bullying aleatório do convencional: ações violentas persistentes, porém não direcionadas; ausência de desequilíbrio de poder entre os envolvidos; vitimização aleatória.
Palavras-chave: Bullying aleatório, intimidação, violência escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.