A eleição de diretores nas políticas de democratização da educação na região metropolitana do Recife

Autores

  • Luciana Rosa Marques UFPE

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2012.162.1530

Resumo

O trabalho analisa o papel da eleição de dirigentes escolares nas políticas municipais de democratização/descentralização da educação, em municípios da Região Metropolitana do Recife. Para tal, discute como a democracia se constituiu como objeto de discurso na educação brasileira. A pesquisa empírica foi realizada através de entrevistas com os/as secretários/as municipais de Educação, e elas foram analisadas a partir dos aportes da teoria do discurso, de corte laclauniano, que busca explicar o social a partir do discurso. Os dados indicaram que, para os/as secretários/as, a eleição de diretores é um importante elemento de construção da democracia na escola. Todavia, a eleição não garante a democracia nas Unidades Escolares para os/as entrevistados/as. O sentido hegemônico presente em seus discursos é o de que é importante a construção de práticas democráticas no cotidiano da escola, principalmente através do Conselho Escolar. Percebe-se, ainda, que a democratização é um elemento constitutivo do discurso de todos/as os/as gestores da educação municipal. No entanto, seu sentido é diferente, tendo em vista a perspectiva política com a qual estes/estas gestores se coadunam. 

Palavras-chave: políticas de descentralização da educação, eleição de diretores, teoria do discurso.

Biografia do Autor

Luciana Rosa Marques, UFPE

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco com Estágio de Doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Professora adjunta do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora dos grupos de pesquisa Educação e Sociedade e Pós-estruturalismo, Política e Construção de Identidades, vinculados ao Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFPE e do grupo de pesquisa Políticas Públicas de Educação do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPE.

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Publicado

2012-05-28

Edição

Seção

Artigos