Estudos acadêmicos sobre o professor: um recorte na produção da Região Centro-Oeste
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2012.162.912Resumo
Este artigo apresenta o estágio atual de uma pesquisa interinstitucional que têm como foco o professor, realizada no Programa de Mestrado em Educação da UNIUBE, período 2003-2005. Os objetivos são: mapear, analisar e discutir o estado da arte em relação à escolha do tema nas dissertações elaboradas. Para isso, em uma abordagem quali-quantitativa, foram analisadas 20% das produções que investigaram a “formação de professores, a profissionalização e a prática docente”. Os dados foram coletados por meio de instrumentos desenvolvidos especificamente para essa pesquisa sob a forma de “ficha de análise” e de “ficha de aprofundamento”, organizados em um banco de dados. Os resultados possibilitam responder perguntas como: quais os temas e os subtemas mais recorrentes e os ainda não suficientemente explorados? Quais são os principais referenciais teóricos dos mestrandos ao tematizar os seus estudos? Identifica-se que prevalece a escolha pela pesquisa sobre a formação de professores. Nesse contexto, os pesquisadores dialogam com autores contemporâneos, sobretudo os de uma linha crítica. Por outro lado, as questões sobre a profissionalização docente são as menos estudadas, o que, à primeira vista, pode parecer um paradoxo. Em diálogo com Bourdieu, considera-se que o sentido das escolhas temáticas não pertence ao sujeito que as realiza, mas ao sistema completo de relações, no campo no qual e pelo qual elas se efetivam.
Palavras-chave: professor, pesquisa educacional, campo acadêmico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.