Um estudo sobre o trabalho com a linguagem oral e escrita na pré-escola

Autores

  • Maria Izete de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Rinalda Bezerra Carlos Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2012.161.2576

Resumo

Este texto tem como finalidade apresentar o resultado de uma pesquisa realizada em escolas de Educação Infantil, que teve por objetivo avaliar se a prática pedagógica das professoras contribui para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita no que tange à apropriação da forma culta da língua e à construção de leitores. Procuramos constatar se há intencionalidade por parte das professoras em proporem atividades relacionadas à linguagem oral e escrita, a fim de proporcionar o desenvolvimento das crianças com relação a essa área do conhecimento. A pesquisa tem como aportes teóricos, além de documentos e leis, autores como: Abramovich (1995), Sampaio (2000), Arce e Martins (2007), Faria e Salles Dias (2007) Placco e Silva (2008). Como técnica de coleta de dados foi utilizada a observação sistemática da prática pedagógica de três professoras que atuavam em pré-escolas municipais. Em suma, os resultados indicam que a prática dessas professoras, de modo geral, não atende ao que é preconizado pelos documentos oficiais sobre a Educação Infantil e pela literatura da área. Assim, nossos resultados nos remeteram a outras inquietações e investigações. 

Palavras-chave: linguagem, prática pedagógica, pré-escola.

Downloads

Publicado

2012-04-30

Edição

Seção

Artigos