A concepção de ética na Educação Popular e o pensamento de Paulo Freire

Autores

  • Patricia Serpa de Souza Batista UFPB

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2011.153.453

Resumo

Este estudo tem como foco uma revisão teórica sobre o tema da ética da Educação Popular, com ênfase nas elaborações de Paulo Freire. Seu objetivo consiste em discutir a concepção freiriana de ética a partir de quatro temas inter-relacionados: a ética universal do ser humano, a ética da conscientização e da libertação, a ética do diálogo e da autonomia e a ética no ensino e na formação docente. O desenvolvimento do trabalho demonstrou o compromisso ético e político-pedagógicode Freire com a humanidade, por meio de seu trabalho de educador, escritor e, sobretudo, de ser humano comprometido com a conquista de um mundo melhor, isto é, mais justo e mais solidário.

Palavras-chave: : ética, Educação Popular, Paulo Freire.

Biografia do Autor

Patricia Serpa de Souza Batista, UFPB

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, Linha de Pesquisa: Educação Popular. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora do CNPq -Grupo de Pesquisa Educação Popular em Saúde. Desenvolve Tese de Doutorado sobre a Ética na Educação Popular em Saúde. Atua nos seguintes temas: Educação Popular e Saúde, Ética, Formação universitária.

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Publicado

2011-09-27