Quando o educador quer saber o que é aprendizagem: um olhar sobre a tarefa da escola
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2011.153.306Resumo
O artigo apresenta resultados de um estudo empírico, de caráter descritivo, que teve como objetivo investigar o julgamento de alunos sobre o significado de “aprendizagem” e as condições necessárias para que se possa aprender no ambiente escolar. Tem como apoio teórico obras de autores que se debruçaram sobre o fenômeno da aprendizagem – especialmente Jean Piaget e aqueles que o seguiram no tema da “construção” do conhecimento. A partir dos resultados obtidos em pontuais investigações realizadas com alunos da rede pública e particular de ensino da região metropolitana de Campinas, discute-se as seguintes questões: do que depende a aprendizagem? Quando o aluno aprende? Quando o aluno não aprende? Como resultado das discussões teóricas e das interlocuções junto à realidade escolar, foi possível reconhecer a contribuição significativamente positiva que a criaçãode um ambiente cooperativo pode trazer para o processo de aprendizagem. Tais discussões ainda puderam ressaltar a importância de que o educador seja capaz de ouvir a voz do estudante para que o processo de ensino-aprendizagem lhes seja significativo.
Palavras-chave: aprendizagem, desenvolvimento, construtivismo, ambiente cooperativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.