Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa

Autores

  • Etelvira Querido Figueiredo Universidade Católica Portuguesa
  • Eduardo Luís Cardoso Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2011.152.767

Resumo

O trabalho estuda a construção de um blogue em contexto de sala de aula como estratégia para a aprendizagem da Língua Inglesa, como Língua Estrangeira (LE), no 3º ciclo do ensino básico. Faz-se uma descrição da ferramenta utilizada e do modelo adoptado para a criação do blogue, onde o conhecimento é construído para o desenvolvimento da competência comunicativa e das valências pessoais e sociais. Os resultados são apresentados, considerando as potencialidades da ferramenta tecnológica no domínio das quatro capacidades de uma LE: ler, ouvir, escrever e falar, assim como na integração de atitudes de autonomia, participação ativa, reflexão, responsabilidade e colaboração, o que é evidenciado na avaliação das aprendizagens.

Palavras-chave: blogue, tecnologias, ensino, aprendizagem, língua inglesa.

Biografia do Autor

Etelvira Querido Figueiredo, Universidade Católica Portuguesa

Actividade profissional

Professora do Quadro de Nomeação Definitiva, do 9º grupo - Inglês e Alemão, da Escola Secundária de Gondomar.

Qualificação Académica

Mestrado em Ciências da Educação - Informática Educacional, da Universidade Católica Portuguesa, concluído em 2010 com 17 valores.

Curso de Qualificação em Ciências da Educação, da Universidade Aberta, em 1994 com a média de 15 valores.

Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, estudos Ingleses e Alemães, da Universidade do Porto, concluída em 1983 com a média de 13 valores.

 


 

Eduardo Luís Cardoso, Universidade Católica Portuguesa

Actividade profissional

Professor da Universidade Católica Portuguesa, departamento de biotecnologia.

Coordenador do CC-Crie na UCP-CRPorto-ESB.

Qualificação académica

Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação na UM, na área da adopção de plataformas de ensino/aprendizagem nas instituições do sistema de ensino.
Licenciatura e Mestrado na FEUPorto.


 

Downloads

Publicado

2011-07-01

Edição

Seção

Artigos