Modernidade e modernização no Rio Grande do Sul: a expansão da escola pública (1889-1930)

Autores

  • Berenice Corsetti

Resumo

No Rio Grande do Sul do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX, assistimos a uma série de modificações sociais entre as quais o problema da escola pública mereceu um destaque importante. O advento da República colocou no poder um grupo de dirigentes que eram portadores de um projeto político destinado a modernizar o Rio Grande. A escola – como instituição do Estado – foi colocada, então, nas falas governamentais, como exigência da cidadania. O projeto político dos positivistas republicanos, nesse quadro, envolveu a escola pública, nos marcos de uma organização educacional e de uma política do Estado para o setor da educação, as quais estaremos analisando neste trabalho. Nosso estudo apresenta as principais orientações adotadas pela política educacional, as quais influenciaram a organização do ensino. Estaremos privilegiando, portanto, o papel do Estado na expansão da escola pública, sinalizando para as principais características adotadas pela instituição escolar, no contexto histórico apontado.

Palavras-chave: modernidade, modernização, escola pública, Rio Grande do Sul.

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Publicado

2021-05-31

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Artigos