Perfil do Secretário Municipal de Educação da Região Sul
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de levantamento realizado em 1994 com Secretários Municipais de Educação (SME) da Região Sul. O cargo de SME é exercido por uma pessoa do sexo feminino com idade média de 41.18 anos e com larga experiência profissional. A maioria possui curso superior (82.5%), e um terço deste total possui curso de Pós- Graduação em nível de especialização. São educadores experientes, recebem um salário baixo, pois (87.8%) recebem até dez salários mínimos. Suas necessidades de desenvolvimento profissional estão relacionadas ao desenvolvimento da proposta político-pedagógica e conhecimento em administração da educação. Pode-se dizer que a rede administrada é pequena e que a maioria dos municípios tem população inferior a 10 mil habitantes. Os recursos aplicados em educação atendem ao estabelecido na legislação e, na maioria dos casos, excede este limite. A rede municipal estudada é pequena, e sua administração pode ser comparada a de uma escola de tamanho médio.
Palavras-chave: Secretário Municipal de Educação, educação municipal, ensino fundamental, perfil socioeducacional.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.