As atas de reuniões enquanto fontes para a história da educação: pautando a discussão a partir de um estudo de caso
Resumo
O texto percorre fragmentos da trajetória recente de uma rede municipal de ensino, através de elementos garimpados de atas/registros de reuniões. Tais atas, encaradas como fontes documentais, referem-se a reuniões entre uma Secretaria Municipal de Educação e a equipe diretiva das escolas desta Rede Pública Municipal de Ensino, entre os anos de 1989 e 2004. Foram utilizadas 228 atas redigidas no livro oficial da mantenedora, que, arroladas em temáticas recorrentes, deram origem a oito categorias à luz das quais foi analisado o material empírico. A partir das categorias, foi elaborado um esquema de interpretação das atas enquanto registro das decisões e dos processos de gestão da Secretaria Municipal de Educação, que são comunicadas à rede de ensino afeta a sua gestão tendo como porta-voz a equipe diretiva das escolas. Escrever, pois, a história recente desta educação na rede municipal de ensino através da recomposição, leitura e análise de atas foi significativamente um gesto de transformar em documento aqueles objetos que, restritos a sua finalidade precípua, nada são além de registros solenes de um encontro, mas que podem subsidiar ricamente a reconstrução de processos históricos no campo da educação.
Palavras-chave: história da educação, registro, ata, gestão, educação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.