A pesquisa em fontes originais oitocentistas existentes nos Arquivos portugueses. Um contributo para a produção de novos conhecimentos na história do ensino secundário liceal
Resumo
Nos Arquivos portugueses, existe um número considerável de documentação escrita, impressa e manuscrita, que não foi ainda objecto de pesquisa devido, em grande parte, à dispersão dessas fontes e à ausência de roteiros/repertórios/índices específicos. Com esta comunicação, pretende-se analisar o contributo que essas fontes poderão trazer para o alargamento da memória educativa portuguesa, nomeadamente no que respeita ao discurso educativo oficial e não governamental, à rede escolar, às instituições educativas, aos conteúdos e práticas de ensino, aos seus actores, ao quotidiano escolar. Depois de uma apresentação mais geral, será referido, a título de exemplo, o contributo de algumas dessas fontes para a produção de novos conhecimentos na esfera de acção de professores, alunos e pais do Portugal oitocentista.
Palavras-chave: memória educativa, arquivos portugueses, Portugal oitocentista.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.