Pedagogia Caruana e decolonialidade do saber na Amazônia marajoara

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.19

Palavras-chave:

Amazônia Marajoara, saberes da Floresta, Pedagogia Caruana

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo discutir sobre a Pedagogia Caruana como um conceito que define uma modalidade de prática educativa, fundamentada no processo de decolonização epistemológica e de (re)educação sobre a instituição escolar, um espaço fértil para a construção do conhecimento e de práticas pedagógicas que, mais do que disputarem o currículo, como diz Arroyo (2023), também disputam o pensar a Escola a partir de racionalidades diferenciadas, cujas estruturas e ordenamentos são objetos de contradições. Como resultados, é fato que existem projetos educativos em disputa na Floresta-Escola Marajoara: de um lado, o currículo padrão, estruturado por ordenamentos federais, estaduais e municipais que baseiam a proposta pedagógica da instituição; e de outro o currículo da Floresta-Escola, embasado na cosmovisão da Pedagogia Caruana, baseada nos saberes ancestrais dos povos das florestas da Amazônia Marajoara que resistem na cotidianidade da escola enquanto prática de resistência.

Biografia do Autor

Joana d'Arc Vasconcelos Neves, UFPA

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Tayane Gleice Pinheiro Lima, semed - Salvaterra- Marajó

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Pará (2013). Atualmente é professor - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALVATERRA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. Graduanda em Pedagogia pela universidade Federal do Pará ( turma 2018). Mestra no programa de pós Graduação Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA) da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2024-11-14

Edição

Seção

Artigos