Pedagogia Caruana e decolonialidade do saber na Amazônia marajoara
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.19Palavras-chave:
Amazônia Marajoara, saberes da Floresta, Pedagogia CaruanaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo discutir sobre a Pedagogia Caruana como um conceito que define uma modalidade de prática educativa, fundamentada no processo de decolonização epistemológica e de (re)educação sobre a instituição escolar, um espaço fértil para a construção do conhecimento e de práticas pedagógicas que, mais do que disputarem o currículo, como diz Arroyo (2023), também disputam o pensar a Escola a partir de racionalidades diferenciadas, cujas estruturas e ordenamentos são objetos de contradições. Como resultados, é fato que existem projetos educativos em disputa na Floresta-Escola Marajoara: de um lado, o currículo padrão, estruturado por ordenamentos federais, estaduais e municipais que baseiam a proposta pedagógica da instituição; e de outro o currículo da Floresta-Escola, embasado na cosmovisão da Pedagogia Caruana, baseada nos saberes ancestrais dos povos das florestas da Amazônia Marajoara que resistem na cotidianidade da escola enquanto prática de resistência.
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