A educação sob a gênese da responsabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.04

Palavras-chave:

Educação, Responsabilidade, Ser Humano

Resumo

O artigo resulta de uma pesquisa teórico-biográfica, de natureza qualitative, cujo objetivo é de apresentar a educação como campo e arena de debates dos princípios normativos e de responsabilidade diante da relação do ser humano e a natureza. Com base no princípio da responsabilidade de Jonas (1997, 2001, 2006) e no pensamento de outros intelectuais como Georgen (2001), Hermann (2010, 2011), Esquirol (2011), Bauman (2005), dentre outros, trazemos reflexões para provocar o leitor em torno da relação ser humano-meio-ambiente. Nossa análise reflexiva oferece um panorama inicial para considerar o cenário sobre o qual emerge nossa preocupação humana e planetária, aprofundando o debate sobre a relevância da educação como gênese necessária para uma mudança de mentalidade do pensamento hegemônico que expropria e exaure da natureza toda sua riqueza instalando a miséria, a condição humana, gerando desigualdades que comprometem a dignidade e a existência humana, pondo em perigo a Terra Pátria - nosso nicho existencial. Por fim, reforçamos a necessidade da construção de uma consciência coletiva por meio da educação, reforçada nas práticas e comportamentos dos diferentes atores sociais para que o princípio da responsabilidade seja orientador e guardião da vida humana.

Biografia do Autor

Anderson Luiz Tedesco, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Pós-Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor do Programa de Pós Graduação - PPGEd/Unoesc.  Membro do Grupo de Pesquisa SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina - (Unochapecó).

Cláudia Battestin, Unochapecó

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Vice-líder do Grupo de Pesquisa SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina - (Unochapecó).

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Professor dos cursos de graduação e PPGEDU. Doutor em Educação – UFRGS.

Maurício João Farinon, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Mestre em Filosofia e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Professor do curso de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina - (UNOESC). 

Downloads

Publicado

2024-01-17

Edição

Seção

Artigos