A educação sob a gênese da responsabilidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.04Palavras-chave:
Educação, Responsabilidade, Ser HumanoResumo
O artigo resulta de uma pesquisa teórico-biográfica, de natureza qualitative, cujo objetivo é de apresentar a educação como campo e arena de debates dos princípios normativos e de responsabilidade diante da relação do ser humano e a natureza. Com base no princípio da responsabilidade de Jonas (1997, 2001, 2006) e no pensamento de outros intelectuais como Georgen (2001), Hermann (2010, 2011), Esquirol (2011), Bauman (2005), dentre outros, trazemos reflexões para provocar o leitor em torno da relação ser humano-meio-ambiente. Nossa análise reflexiva oferece um panorama inicial para considerar o cenário sobre o qual emerge nossa preocupação humana e planetária, aprofundando o debate sobre a relevância da educação como gênese necessária para uma mudança de mentalidade do pensamento hegemônico que expropria e exaure da natureza toda sua riqueza instalando a miséria, a condição humana, gerando desigualdades que comprometem a dignidade e a existência humana, pondo em perigo a Terra Pátria - nosso nicho existencial. Por fim, reforçamos a necessidade da construção de uma consciência coletiva por meio da educação, reforçada nas práticas e comportamentos dos diferentes atores sociais para que o princípio da responsabilidade seja orientador e guardião da vida humana.
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