Educar doutrinando: a mobilização da Igreja pela educação e escola católica após a Proclamação da República (1889-1916)
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.06Palavras-chave:
Igreja Católica, Educação, Escola.Resumo
No Brasil, após a Proclamação da República, a educação e a escola foram palco de disputas que envolveram diferentes correntes ideológicas e filosóficas. Para a Igreja Católica não foi diferente, ela mobilizou o episcopado, o clero, as famílias e os católicos no combate ao ensino leigo e na organização das escolas católicas. Tratou-se de um projeto conservador de educação, amparado na política ultramontana e pelos interesses das oligarquias, que pretendiam modernizar a economia brasileira, sem abrir mão do tradicionalismo. O objetivo deste artigo é, portanto, descrever o discurso e a mobilização da Igreja Católica na promoção da escola e da educação católica nos primeiros decênios após a proclamação da República. Para a Igreja, a educação e a escola católica atenderam a interesses políticos e ideológicos com o objetivo de recristianizar a sociedade, a fim de restaurar o poder e a autoridade da Igreja frente ao Estado e à sociedade brasileira e, consequentemente, a educação foi muito doutrinal e pouco científica. Para este estudo foi utilizado como base documental as cartas pastorais elaboradas pelos bispos brasileiros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.