Tendências & Desafios dos estudos em Educação para a Paz no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.06Palavras-chave:
Educação para a Paz, Brasil, Representações SociaisResumo
Objetivou-se analisar as tendências e os desafios dos estudos brasileiros a respeito da ‘Educação para a Paz’ (EPP) elaborados por investigadores vinculados a grupos de pesquisas registrados e certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; ademais, foi inventariado quais desses estudos, articulavam-se com a Teoria das Representações Sociais (TRS) – de S. Moscovici. Dos 117 artigos elaborados entre 2008-2018 por esses pesquisadores, destacam-se como tendências: o predomínio de estudos teóricos (70,7%), sobre investigações de cunho empírico (29,2%); registram-se como as disciplinas com maior produção de investigações em EPP no Brasil, a Educação Física e Relações Internacionais; não foram localizadas pesquisas em EPP articuladas com a TRS. Erguem-se como desafios: desenvolver pesquisas em EPP, conforme as especificidades da área de conhecimento da Educação; serem elaboradas investigações em EPP articuladas com a TRS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.