Jean-Jacques Rousseau: A dimensão psicofísica da educação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.21Palavras-chave:
Educação; Dualismo; Filosofia.Resumo
Resumo: Pesquisa teórica sobre o pensamento de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778); tema: a dimensão psicofísica da educação. Objetivo: demonstrar como se sustenta o processo educativo constituído por duas grandes dimensões pedagógicas, que se referem tanto à formação física quanto à formação psíquica do ser humano. Justificativa: a importância do ideário filosófico-educacional rousseauniano para a história das ideias pedagógicas. Problema: Quais contribuições teóricas e práticas a filosofia da educação de Jean-Jacques Rousseau tem a oferecer para a reflexão e o exercício da pedagogia? Resultado: a filosofia e a pedagogia de Jean-Jacques Rousseau pressupõem o dualismo psicofísico do ser humano, que pertence à cosmovisão na qual o primado da natureza é inquestionável. A ordem natural (natureza) é a inspiração para a ordem artificial (sociedade); logo, há que se ser educado conforme a natureza para viver em sociedade, eis a mensagem do filósofo genebrino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.