Interdisciplinaridade na formação inicial de professores partindo da(s) experiência(s) portuguesa(s)

Autores

  • J. Bernardino Lopes Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Eliane Cruz Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP-Diadema
  • Elisa Saraiva Agrupamento de Escolas D. Maria II, Vila Nova de Famalicão

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.19

Palavras-chave:

Formação de professores;, Abordagem interdisciplinar;, Educação em Ciências

Resumo

Este trabalho pretende abordar e contribuir para a compreensão do papel desempenhado pela interdisciplinaridade na formação inicial de professores, tomando como ponto de partida a(s) experiência(s) portuguesa(s) e buscando uma compreensão para as dificuldades que se verificam na sua implementação. Para tal, parte-se da análise dos normativos da formação de professores e dos quadros teóricos relativos ao conceito de interdisciplinaridade em direção à análise das tentativas de reorganização disciplinar, em particular no que respeita à Educação em Ciências. Finaliza-se com perspetivas futuras em torno da urgência de uma ecologia integral na formação de professores através da análise da influência do paradigma tecnocrático que dificulta a concretização de uma perspetiva interdisciplinar.

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Publicado

2022-07-25

Edição

Seção

Dossiê: Formação e práticas pedagógicas docentes